Buscar

1º Encontro Nacional de Mulheres Indígenas - abril/2019

Mulheres Indígenas!


Vigília em Defesa dos Direitos Indígenas: Resistir para Existir


CONVOCAÇÃO


Às mulheres indígenas que defendem os direitos dos povos originários, vindas de suas organizações, coletivos e movimentos sociais, que exerçam ações de fortalecimento do protagonismo das mulheres indígenas, em defesa de seus territórios, entendendo território como seu próprio corpo e a sua própria vida:

Lutemos contra a violência e as violações das meninas e das mulheres indígenas!

Unindo essa diversidade de mulheres e suas diversas realidades, realizaremos o 1º Encontro Nacional de Mulheres Indígenas no âmbito da Vigília Nacional em Defesa dos Direitos Indígenas no Dia 26 de abril durante o Acampamento Terra Livre (Brasília 24 a 26 de abril de 2019).


PAUTA


O 1º Encontro Nacional de Mulheres Indígenas tem como objetivo o planejamento e a realização da 1ª Marcha das Mulheres Indígenas do Brasil, prevista para acontecer em Brasília em agosto de 2019, integrada para fortalecer e diversificar ainda mais a potente agenda de defesa dos direitos das mulheres brasileiras, a Marcha das Margaridas.


HISTÓRICO


As mulheres têm participado e contribuindo fortemente para a defesa dos direitos dos povos e especificamente das mulheres indígenas, desde o início do Acampamento Terra Livre em 2004. No ano 2016 do ATL ocorreu a 1ª Plenária de Mulheres Indígenas, sendo este um marco histórico no reconhecimento das mulheres dentro da maior mobilização nacional indígena já realizada no país; em 2017 na 2ª plenária foi homenagead as lideranças femininas que deixaram sua marca na construção do movimento indígena nacional, como Rosane Matos, do Povo Kaingang, grande guerreira comprometida com a nossa luta.


Com forte e positiva repercussão, no ano seguinte, em 2018, aconteceu a 3ª Plenária de Mulheres Indígenas no ATL. Ocasiões impulsionadas pelo coletivo Voz das Mulheres Indígenas, apoiado pela APIB.


A APIB acredita que é preciso dar cada vez mais visibilidade e impulso à voz de meninas e mulheres indígenas que atuam na defesa de seus direitos, com a perspectiva de NENHUM DIREITO A MENOS AOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. Para isso, convocamos todas as lideranças femininas do país, incansáveis guerreiras de luta, para somarmos nossa força, ancestral e geracional, e juntas façamos acontecer o 1º Encontro Nacional de Mulheres Indígenas do Brasil. Juntas marcharemos longe!


APOIO

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)

0 visualização

Site criado por Alexandre Pankararu, em novembro de 2018, com o apoio dos colaboradores da REJUIND.

REJUIND - REDE DE JUVENTUDE INDÍGENA

E-mail: rejuind@gmail.com