Site criado por Alexandre Pankararu, em novembro de 2018, com o apoio dos colaboradores da REJUIND.

REJUIND - REDE DE JUVENTUDE INDÍGENA

E-mail: rejuind@gmail.com

Buscar

2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas #IYIL

Atualizado: 1 de Ago de 2019

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), celebra 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages – IYIL2019).

Produzido por IYIL2019

Logo oficial do International Year of Indigenous languages – IYIL2019

O PAPEL DA LINGUAGEM

É através da linguagem que nos comunicamos com o mundo, definimos nossa identidade, expressamos nossa história e cultura, aprendemos, defendemos nossos direitos humanos e participamos de todos os aspectos da sociedade, para citar apenas alguns. Através da linguagem, as pessoas preservam a história, costumes e tradições de sua comunidade, memória, modos únicos de pensar, significado e expressão. Eles também usam isso para construir seu futuro. A linguagem é fundamental nas áreas de proteção dos direitos humanos, boa governança, construção da paz, reconciliação e desenvolvimento sustentável.

Leia completo aqui.


A REJUIND, com a parceria da Mídia Índia, também celebram o Ano Internacional das Línguas Indígenas #IYIL2019, com isso convocam a diversidade da juventude indígena brasileira falantes de 274 línguas distintas para dizer no seu idioma originário:


"Nós existimos! Seu Povo!

Defendo os Direitos dos Povos Indígenas!"


O primeiro que inicia essa jornada na diversidade cultural indígena do país, é o jovem do Povo Xavante Alex Seredi, do Estado do Mato Grosso.

A REJUIND, também reconhece o processo histórico de colonização do Brasil, onde vários povos indígenas, foram obrigados a não se manifestar verbalmente em seus idiomas, sofrendo e enfrentando ações de violências e violações para se reafirmarem como povos originários, através de suas línguas. Contudo, esses mesmos povos, resistiram com resiliência, desempenhando o fortalecimento das memórias e da história cultural, expressando outros elementos de suas identidades.


Diante disso, no Brasil, temos povos indígenas não falantes de suas línguas, mas com forte identidade cultural, que contribui com a rica diversidade desse país. Por isso, nós REJUIND e Mídia Índia, também convocamos aquelas juventudes indígenas a dizer a mesma frase. Mas, no sentido de expressar o que um dia foi negado pelos seus ancestrais.


"Nós existimos! Seu Povo!

Defendo os Direitos dos Povos Indígenas!"


Juventude, mande sua imagem, nome e povo com a frase acima, traduzida em seu idioma; e/ou nos conte um pouco sobre a história de seu povo, de como foi o processo de proibição de falar sua língua. Conte você, um pouco da verdadeira história desse país.

Enviar para os dois emails:

comunicacaorejuind@gmail.com, midiaindia.01@gmail.com

Assunto:

Ano Internacional das Línguas Indígenas

Conteúdo:

Exemplo - Sou Alex Seredi, Povo Xavante, nos autodenominamos A'uwe Uptabi, do Estado de Mato Grosso.

- Com a frase traduzida; ou

- Não traduzida, contando um pouco da história de seu povo.

- Coloque anexada sua foto/ou alguma imagem que represente seu povo (boa resolução).


Postaremos no site, e nas redes sociais da REJUIND e Mídia Índia.

*** Opcional - sua rede social, para que possamos marcar na publicação.

141 visualizações