Site criado por Alexandre Pankararu, em novembro de 2018, com o apoio dos colaboradores da REJUIND.

REJUIND - REDE DE JUVENTUDE INDÍGENA

E-mail: rejuind@gmail.com

Buscar

Cine Debate com o documentário "Gente de Mar y Viento"

Na Aldeia Buriti próximo a Dois Irmãos do Buriti-MS, na comunidade do Povo Terena, foi apresentado o documentário "Gente de Mar y Viento" (Gente de Mar e do Vento), após a exposição ocorreu o cine debate com um dos produtores, Jorge Ángel Pérez (cineasta indígena de Oaxaca/México).


Jorge Pérez, é um jovem indígena do Povo Zapoteca, faz parte da Red de Jóvenes Indígenas (RedLAC), atualmente é Ponto Focal de Juventude da América Latina e Caribe - Caucus Global de Jovens Indígenas nas Nações Unidas.


O cine debate, fez parte da programação do dia 27 de setembro/2018 da reunião “Aprimorar a comunicação institucional para os 10 anos de REJUIND”.



O debate trouxe a importância das ferramentas de comunicação e informação para defesa dos direitos dos povos indígenas, pois pode mostrar ao público a visão dos próprios indígenas em relação seus desafios e estratégias de luta.


Sinopse:

Gente de Mar y Viento contam a história de Álvaro Obregón e La Venta , duas cidades situadas no istmo de Tehuantepec, Oaxaca, que vivem de diferentes formas a invasão de parques eólicos. Álvaro Obregóné uma comunidade de pescadores que há vários anos tem resistido à invasão de seu território para a construção de um parque eólico; Por outro lado, em La Venta , uma cidade agropecuária, as empresas transnacionais de energia eólica conseguiram instalar suas turbinas eólicas mais de uma década atrás por meio de atos de corrupção e imposição. Duas comunidades perturbadas pelos sérios danos que esses gigantes de aço trouxeram consigo.

4 visualizações