Site criado por Alexandre Pankararu, em novembro de 2018, com o apoio dos colaboradores da REJUIND.

REJUIND - REDE DE JUVENTUDE INDÍGENA

E-mail: rejuind@gmail.com

Buscar

Festa do Pãri "Armadilha de Festa" na Aldeia Apucaraninha, Povo Kaingang

Convidamos a todos os parentes indígenas e não indígenas apoiadores da causa para somar conosco neste grande e especial momento de celebração do Povo Kaingang do Terrítorio do Apucaraninha.



Pãri é uma pesca tradicional do povo Kaingang que estava se perdendo, por isso estamos buscando a revitalização desse evento. As atividades são feitas pelos alunos das escolas junto com a comunidade desta Terra Indígena.

São realizadas diversas atividades tradicionais, além da construção da armadilha (Pãri) feita por alunos das duas escolas da aldeia junto com os mais velhos que sabem trançar a armadilha. O evento tem por objetivo a e retomada e fortalecemento dos saberes práticas kainhgág no território do Apucaraninha, e por meio das vias pedagógicas transcender nossos conhecimentos ancestrais e a nossa memória viva milenarmente ativa. Nosso foco principal é o fortalecimento cultural, protagonismo e agencia da juventude Kainhgág, criando mecanismos de enfrentamento bem como conhecimentos interculturais e transdisciplinares em pro da nossa manutenção cultural no Território do Apucaraninha e contribuir para o movimento para o movimento indígena no quesito valorização cultural, ambiental e transmissão de conhecimentos intergeracional.


Participantes devem levar

- Barracas ou redes

- Utensílios pessoais como pratos, canecas, colchonete, manta e repelente.

- O local do evento fica a 8 Km da aldeia sede, no encontro dos rios Goj Kupri com o Tibagi.

Venham somar com a gente e ajudem nos a divulgar galera.

Contamos com a presença de todos. Serão muito bem vindos a nossa Terra e evento.


Compartilhem!!!


INFORMAÇÕES;

tel; (43) 99176-9614 (43)9996890950 (43)996855952

via email; nkfidelis.51@gmail.com

24 visualizações