Buscar

Formação 2020: Chamada para representantes indígenas - Programa de Bolsas OHCHR

Povos Indígenas do Brasil que foram bolsistas no Programa: Tuxá 2011/2012, Xavante/2014, Kaingang/2016, Karipuna/2018 e Pankararu/2019.


O Programa de Bolsas para Representantes Indígenas foi iniciado em 1997 pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OACNUDH) no contexto da primeira Década Internacional dos Povos Indígenas. O objetivo deste programa é dar aos povos indígenas a oportunidade de aprender sobre o sistema de direitos humanos e os mecanismos das Nações Unidas, especialmente aqueles que abordam questões indígenas, a fim de ajudar suas organizações e comunidades a proteger e promover os direitos humanos. de seus respectivos povos. Este programa de treinamento existe em 4 idiomas: inglês, espanhol, francês e russo.

Tsitsina Xavante, foi bolsista da turma de 2014. Ao retornar ao Brasil juntamente com a Comissão Nacional de Juventude Indígena e REJUIND, realizaram a Oficina sobre Mecanismos Internacionais das Nações Unidas, compartilhando conhecimentos obtidos durante o Programa OHCHR.

Por favor, observe que o prazo para recebimento de inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo para Espanhol de 2019 é:  30 de agosto de 2019. O programa de bolsas de estudo é um programa de treinamento que visa ampliar o conhecimento e as capacidades dos representantes dos povos indígenas em instrumentos e mecanismos internacionais para a proteção dos direitos humanos, para que possam utilizá-los em seu lobby internacional. No final do treinamento, os bolsistas também devem poder compartilhar o conhecimento transmitido e treinar suas respectivas comunidades ou organizações indígenas.  

O programa para falantes de espanhol tem uma duração total de cerca de três meses e é dividido em duas partes:

  • Primeira parte, mais teórica, acontece na Universidade de Deusto (Bilbao, Espanha), na qual os bolsistas participam de cursos sobre direitos. seres humanos, organizações internacionais, mecanismos regionais e internacionais para a proteção dos direitos humanos (170 horas no total). Esta primeira parte geralmente acontece nos meses de abril, maio e junho.

  • Segunda parte do programa, que dura aproximadamente quatro semanas, é realizada na sede do ACDH em Genebra, Suíça, durante os meses de junho / julho. Esta segunda parte, mais prática, permite aos bolsistas aprofundar alguns dos conhecimentos adquiridos em Deusto, participar das sessões do Mecanismo de Especialistas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (dos quais o OHCHR atua como secretaria), e participar de sessões. informações sobre o trabalho de outras agências das Nações Unidas ou agências especiais, como a OIT, a OMPI, a UNESCO e a UNICEF, bem como ONGs de direitos humanos com sede em Genebra (DoCip incluído).


Os participantes do Programa de Bolsas têm direito ao seguinte: um bilhete de ida e volta (classe econômica) do seu país de residência para Genebra; uma bolsa diária ou mensal para cobrir suas necessidades básicas em Genebra, que inclui acomodações modestas, comida e transporte; seguro de saúde básico para a duração do Programa. O OHCHR não cobrirá despesas adicionais, como taxas de visto e seguro de viagem.


Turma de 2011: bolsistas indígenas com a participação de Uilton Tuxá. Brasileiro da região nordeste, Bahia.

Como se inscrever?

Recomendamos que você envie seu formulário de inscrição antes do prazo final .

Os pedidos de bolsa de estudos só serão considerados se estiverem completos.

As partes I e II do formulário de candidatura devem ser assinadas e enviadas por  correio normal para o seguinte endereço:


Ms. Morse Caoagas Flores  Coordenadora do Programa de Bolsas Indígenas Seção de Povos Indígenas e Minorias do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos 48, Avenue Giuseppe-Motta, escritório 2-05 CH-1211 Genebra 10 Suíça


As aplicações digitalizadas também são aceitos, embora prefiramos receber aplicativos pelo correio. Seu aplicativo digitalizado  pode ser enviado para o seguinte email:  fellowship@ohchr.org  e copie: mflores@ohchr.org


Os formulários de inscrição devem ser acompanhados por uma  carta oficial de recomendação  da organização ou comunidade indígena  nomeada.

Importante!
Quem se candidatar ao programa de língua espanhola deve ter compreensão na escrita e fala nesta língua. Pois o curso será ministrado em espanhol.


Este vídeo de menos de 5 minutos tem depoimentos de pessoas que participaram do Programa de Bolsas de Estudo do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR), um programa de treinamento disponível para os povos indígenas. Mostra como esse treinamento teve impacto em sua vida pessoal e profissional, contribuindo para o seu trabalho de defesa e defesa dos direitos de suas comunidades e dos direitos dos povos indígenas em geral. Outra versão mais longa de cerca de 11 minutos também está disponível.


Fonte original, e acesso ao formulário de candidatura:

Programa de becas para representantes indígenas hispanohablantes (programa impartido en español).


382 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Site criado por Alexandre Pankararu, em novembro de 2018, com o apoio dos colaboradores da REJUIND.

REJUIND - REDE DE JUVENTUDE INDÍGENA

E-mail: rejuind@gmail.com