Buscar

#IYIL _ Terena: ano internacional das línguas indígenas


Ukuyó Terena

A REJUIND, com a parceria da Mídia Índia, apoia o Ano Internacional das Línguas Indígenas #IYIL2019, com isso convocam a diversidade da juventude indígena brasileira falantes de 274 línguas distintas para dizer no seu idioma originário:


"Nós existimos! Seu Povo! Defendo os Direitos dos Povos Indígenas!"


A REJUIND, também reconhece o processo histórico de colonização do Brasil, onde vários povos indígenas, foram obrigados a não se manifestar verbalmente em seus idiomas, sofrendo e enfrentando ações de violências e violações para se reafirmarem como povos originários, através de suas línguas. Contudo, esses mesmos povos, resistiram com resiliência, desempenhando o fortalecimento das memórias e da história cultural, expressando outros elementos de suas identidades.


Ukuyó Terena (Xané), do Estado de Mato Grosso do Sul, é o jovem que nos conta um pouco sobre a questão linguística de seu povo.


"Somos pertencente ao  grupo dos Guaná, cuja língua pertence à família linguística Aruák e excelentes agricultores. Atualmente há muitas aldeias falantes fluentemente da língua e outras não como é o caso da minha e essa perca se deu por vários motivos,  desde a perca forçada atribuída aos órgãos indigenistas SPI e FUNAI que reprimiam quem não sabia o português ou principalmente pela invasão dos nossos territórios, já que viam isso como uma estratégia de sobrevivência, pois todo o território estava sendo roubado e a unica alternativa de sobreviver era aprender o português para trabalhar nas fazendas ou nas cidades."


Juventude, mande sua imagem, nome e povo com a frase acima, traduzida em seu idioma; e/ou nos conte um pouco sobre a história de seu povo, de como foi o processo de proibição de falar sua língua. Conte você, um pouco da verdadeira história desse país.

Enviar para os dois emails:

comunicacaorejuind@gmail.com, midiaindia.01@gmail.com

Assunto:

Ano Internacional das Línguas Indígenas

Conteúdo:

Exemplo - Sou Alex Seredi, Povo Xavante, nos autodenominamos A'uwe Uptabi, do Estado de Mato Grosso.

- Com a frase traduzida; ou

- Não traduzida, contando um pouco da história de seu povo.

- Coloque anexada sua foto/ou alguma imagem que represente seu povo (boa resolução).

Postaremos no site, e nas redes sociais da REJUIND e Mídia Índia.

*** Opcional - sua rede social, para que possamos marcar na publicação.


Mais informações:

2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas

0 visualização

Site criado por Alexandre Pankararu, em novembro de 2018, com o apoio dos colaboradores da REJUIND.

REJUIND - REDE DE JUVENTUDE INDÍGENA

E-mail: rejuind@gmail.com