Buscar

"Não existe o monopólio, do senhor Raoni Metuktire para os indígenas"

O Encontro Mebengokrê e lideranças indígenas do Brasil, reuniu entre os dias 14 a 17 de janeiro mais de 600 líderes tradicionais de diversas etnias indígenas do Brasil, o encontro foi convocado pelo cacique Raoni, uma das mais importantes lideranças indígenas do país, que vem desempenhando uma luta ferrenha contra o desmatamento ilegal dos territórios indígenas da Amazônia.

Beptuk Metuktire e Matsi Txucarramae, convocaram a juventude presente no encontro para uma reunião preparatória, tendo como resultado a elaboração de uma carta para reconhecimento da atuação das juventudes junto às lideranças, e se posicionam dentro do movimento a partir de temas importantíssimos que ameaçam diretamente os povos tradicionais e defendem o Cacique Raoni.

A preparatória proporcionou aproximar coletivos, redes e organizações de juventude presente no Encontro, no qual cada jovem apresentou as expectativas e reconhecimento da liderança tradicional Raoni Metuktire.

Reunião preparatória da juventude indígena para aproximação de redes, coletivos e organizações.

Leia parte da carta:


"Não existe o monopólio, do senhor Raoni Metuktire para os indígenas. Mas existem as lutas conjuntas e contínuas, não somente do Raoni, mas de todas as lideranças do Brasil em defesa do meio ambiente e o direito de viver dos indígenas em seus territórios. O passado se passou, mas ainda continuamos sendo dominados, nossos territórios vêm sendo tomadas de tal forma, passamos a depender cada vez mais da política não indígena fazendo com que nossos conhecimentos tradicionais sobre os usos das nossas terras sejam enfraquecidos e, sermos considerados uma sociedade sem valor e viver conforme suas prescrições. Ainda presenciamos as realidades das situações sofridas do passado vivenciadas anteriormente pelos indígenas de lutas, permanecem até nos dias atuais".


Os jovens também apresentaram a necessidade de unificação as lutas dos movimentos sociais e movimento Indígena para derrubar um projeto retrógrado e genocida do presidente Bolsonaro.


Carta em PDF “Manifesto do Piaraçu das Lideranças Indígenas e Caciques do Brasil”, para acessar clique aqui.


Enviado por Erisvan Guajarara #REJUIND #MídiaÍndia

Imagens @Mídia Índia

Texto Emerson Pataxó, colaborador da @Mídia Índia

0 visualização

Site criado por Alexandre Pankararu, em novembro de 2018, com o apoio dos colaboradores da REJUIND.

REJUIND - REDE DE JUVENTUDE INDÍGENA

E-mail: rejuind@gmail.com