Site criado por Alexandre Pankararu, em novembro de 2018, com o apoio dos colaboradores da REJUIND.

REJUIND - REDE DE JUVENTUDE INDÍGENA

E-mail: rejuind@gmail.com

Buscar

No Povo Terena "De repente 10 anos: REJUIND".

Colaboradores e Comunicadores da REJUIND e Red de Jóvenes Indígena de América y Caribe (RedLAC) estiveram no mês de setembro/2018 nas Aldeias Buriti e Tereré, localizadas nos municípios de Dois Irmãos do Buriti-MS e Sidrolândia-MS.


A convite do jovem Ykuyó Terena (Colaborador REJUIND), e do apoio das lideranças locais, foi realizado dois momentos específicos com a juventude indígena das comunidades Buriti e Tereré, acontecendo paralelamente da reunião Aprimorar a comunicação institucional para os 10 anos de REJUIND, realizada de 26 a 29 de setembro.


Aldeia Buriti


As boas vindas e acolhimento na Aldeia Buriti, foi dada pela comunidade e suas lideranças, Vice Cacique Teodoro Terena, Gerson Terena (Chefe da CTL/FUNAI), Alberto Terena (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil-APIB/Conselho Terena), Arildo Terena (Conselho Terena); e Profª Ana Sueli (Diretora da Escola).


Alexandre Pankararu (Comunicador Indígena, e Colaborador REJUIND); Jorge Pérez RedLAC; e Raíla de Melo (Fundo de População das Nações Unidas), agradeceram o acolhimento e convite para receber a oficina de comunicação da REJUIND na comunidade.


REJUIND e Juventude Terena da Aldeia Buriti, tiveram um dia de atividades debatendo os temas:

1. Avanços e Desafios da Juventude Terena da Comunidade Buriti;

2. Juventude Indígena em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas;

3. “Espiritualidade” como fortalecimento cultural.

Proporcionando reflexões e estratégias de fortalecimento das capacidades da juventude indígena, além de proporcionar o intercâmbio entre os povos presentes Baré, Guajajara, Pankararu, Potiguara, Terena, Xavante (Brasil), e Zapoteca (México).



Aldeia Tereré


O “Diálogo com a Juventude Terena da Aldeia Tereré”, foi convite das lideranças indígenas da Aldeia Tereré, Otacir Terena (Vereador de Sidrolândia), Sebastião Mendes Terena (Vice cacique Aldeia Tereré) com apoio do Osmanyr Terena (Conselho Tutelar de Sidrolândia).


Foto divulgação.

Foi resultado da comunicação e informação da entrevista cedida na Rádio 96.5 fm. O objetivo foi apresentar as ações aos longos dos 10 anos da rede, e o processo atual de avaliação e aprimoramento da comunicação da REJUIND com a diversidade de juventude indígena no Brasil.

6 visualizações